Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação. Ao navegar estará a consentir a sua utilização. Saiba mais

Documentos

-10% Aniversário Paulus

Samaritanus Bonus. Sobre o cuidado das pessoas nas fases críticas e terminais da vida.

Congregação para a doutrina da Fé


Em vez de 6.00 €

Por 5.40 €

A Congregação para a Doutrina da Fé apresenta neste documento a posição da Igreja que afirma o sentido positivo da vida humana como um valor já perceptível pela reta razão, que a luz da fé confirma e valoriza na sua inalienável dignidade. Não se trata de um critério subjetivo ou arbitrário; trata-se ao contrário de um critério fundado na dignidade natural inviolável – enquanto a vida é o primeiro bem, porque condição para a fruição de qualquer outro bem – e na vocação transcendente de cada ser humano, chamado a compartilhar o Amor trinitário do Deus vivo: «o amor muito especial que o Criador tem por cada ser humano “confere-lhe uma dignidade infinita”». O valor inviolável da vida é uma verdade basilar da lei moral natural e um fundamento essencial da ordem jurídica. Assim como não se pode aceitar que um outro homem seja nosso escravo, mesmo se no-lo pedisse, do mesmo modo não se pode escolher diretamente atentar contra a vida de um ser humano, mesmo se este o requeresse.

Prefácio do Pe. Miguel Cabral, sócio-fundador da Associação de Defesa e Apoio da Vida e membro da Comissão de Ética do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central. É ainda assistente espiritual da Associação dos Médicos Católicos Portugueses. Entre outras funções, exerce o ministério sacerdotal no Oratório de São Josemaría e no Colégio Mira-Rio, em Lisboa. 
Ficha Técnica
Título: Samaritanus Bonus. Sobre o cuidado das pessoas nas fases críticas e terminais da vida.
Autor: Congregação para a doutrina da Fé
Coleção: Magistério
Secção: Documentos
Formato: 13 cm x 25 cm
Páginas: 80
Editora: Paulus Editora
ISBN: 9789723021851