Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação. Ao navegar estará a consentir a sua utilização. Saiba mais
Notícias

21/Mar

- PAULUS inaugura livraria no Porto

A PAULUS Editora inaugurou uma nova livraria no Porto. No passado sábado, D. Manuel Linda, e D. Armando Domingues, bispos titular e auxiliar do Porto, estiveram no espaço, localizado na Rua Júlio Dinis no Porto, bem junto ao Centro de Cultura Católica e ao lado da Casa Sacerdotal do Porto, para abençoar o espaço e abrir oficialmente a livraria.
O Pe. Fávio Marin cortou a fita e agradeceu a «presença» e «apoio» de D. Manuel Linda e da diocese do Porto na abertura do novo espaço.
 
 D. Manuel Linda enalteceu a «coragem» da PAULUS de se lançar no empreendimento nestes «tempos de dificuldade». «Confiem, porque o Porto é uma cidade cosmopolita e culta: temos a maior academia de Portugal, maior número de universidades e de universitários, pelo que um instrumento de cultura é importantíssimo», referiu na cerimónia de abertura.
 
 O facto de terem escolhido do Dia de S. José para o lançamento não deixou de merecer uma referência da parte do bispo do Porto. «É uma escolha feliz, porque estamos habituados a   imaginar São José como pobre e humilde, mas conforme várias tradições, Maria teria frequentado a escola única que havia naquela altura. Como era uma senhora bem formada, também se   entende que não fosse escolher para noivo um inculto completo. Na linha do sangue, José era da família de David. Por isso, era provável que ele fosse também um intelectual, pessoa com   cultura», sustentou o prelado, que desejou que o espaço se torne «um dos motores mais importantes para a evangelização no Porto».


 
 

















Lançamento de novos livros de D. Manuel Linda
O evento serviu ainda para apresentar dois novos livros, “Construtores da Cidade Feliz”, da Editora Cáritas e lançado em 2020, e “Orvalho de Luz”, da PAULUS Editora, são as obras agora colocadas à disposição do público e que foram apresentadas na inauguração da Paulus Livraria no Porto.
D. Armando Domingues foi o responsável pela apresentação e destacou aquilo que define como «livros de pastor». «Estão dentro do ministério do bispo, pelo que são magistério da Igreja»,   defendeu.
O livro Orvalho de luz é uma coletânea de sínteses de homílias de D. Manuel Linda que o bispo auxiliar do Porto descreveu como «pílulas concentradas e potentes» que visam «traça sulcos maiores no terreno do cristão». «Terrenos por vezes duros, onde nem o arado entra, se não tiver o orvalho amaciador», avisou.

D. Armando Domingues refere que «não falta nada, não tem nada a mais». «O autor tem o condão de perceber o que pode servir e o que pode interessar, e daqui o leitor pode criar novos textos».
 O livro editado já em 2020 é, por seu lado, «doutrina social da Igreja, hoje a ficar tão esquecida nesta sociedade líquida». Em resumo, explicou, «são livros cheios de orvalho para a alma que pode criar mais construtores da cidade feliz. «Ir ao essencial e uma virtude e estes livros mostram-nos isso».
 A PAULUS Livraria fica bem junto ao Centro de Cultura Católica e mesmo ao lado da Casa Sacerdotal do Porto. Um espaço da Pia Sociedade de S. Paulo que fica próximo do Palácio de Cristal e que terá, em breve, uma estação do Metro do Porto a algumas centenas de metros de distância.
 A nova livraria estará aberta em horário normal: de segunda a sexta-feira das 10h às 13h e das 14h às 18h e aos sábados das 10h às 13h.

Assista à reportagem do Porto Canal.