Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação. Ao navegar estará a consentir a sua utilização. Saiba mais

Cáritas Portuguesa

O pensamento social do Papa Francisco

JM Pereira de Almeida (Org.)



Disponível

Por 18.00 €

OEnquanto decorria, em Setembro de 2014, o Encontro da Pastoral Social – e dado o interesse das intervenções – surgiu imediatamente a hipótese de recolher as diversas reflexões numa obra que as pudesse dar a conhecer a quem não esteve presente. E recordar os conteúdos apresentados, tornando mais viva a memória dos que puderam participar.
O XXIX Encontro da Pastoral Social teve por tema “A dimensão social do anúncio do Evangelho. Desafios do Papa Francisco”. Partia-se do título do quarto capítulo da Exortação Apostólica Evangelii gaudium, do Papa Francisco,  dando uma especial atenção à realidade em que vivíamos. Ao reflectir-se sobre as questões sociais não se queria vaguear pelos «grandes princípios sociais», repetindo «meras generalizações que não interpelam ninguém» (Evangelii gaudium, n.182).
Mantendo esta atenção ao real, queríamos escutar o Papa Francisco, (re)lendo, em conjunto esta sua Exortação Apostólica, até porque ele a propõe como tendo «um significado programático» e «consequências importantes» (EG, n.25). Acolhemo-la como um desafio. Arriscamos mudar a nossa mentalidade e a nossa vida.
A maior parte deste volume segue a par e passo aqueles três dias, as suas conferências e os painéis de discussão.
Antes, porém, na presente obra, apresenta-se a conferência proferida pelo Cardeal Oscar Rodríguez Maradiaga, a convite da CNJP – Comissão Nacional Justiça e Paz, em Dezembro de 2014, em Lisboa.
A seguir, incluímos a conferência do Cardeal Patriarca de Lisboa, Manuel Clemente, em Fevereiro de 2014, na Faculdade de Direito de Lisboa, a convite de Eduardo Paz Ferreira e de Guilherme d’Oliveira Martins (CIDEEFF).
No último capítulo apresentam-se os trabalhos de participantes no Seminário de Teologia Prática, do 3º ano da Licenciatura em Ciências Religiosas, do curso concluído em Fátima no ano de 2015, no âmbito de um protocolo estabelecido entre a Faculdade de Teologia e o Santuário de Fátima. Esse seminário, proposto por mim, a convite de Alfredo Teixeira, intitulava-se “A dimensão social do anúncio do Evangelho”.
Gostaria de agradecer a Fernando dos Santos José, do Secretariado da Pastoral Social da CEP – Conferência Episcopal Portuguesa, a sua competência e dedicação, e a Maria Luísa Correia, da Cáritas Portuguesa, a sua paciência e profissionalismo. E, é claro, ao Director da Editora Cáritas, António Lage Raposo, bem como a Filipe Neto Lopes da Direcção da Cáritas Portuguesa responsável por esta área.
Espero vivamente que este conjunto de estudos realizados por autores com formações e actividades muito diversas – leigas, leigos, padres e bispos – permita ao leitor uma primeira síntese do pensamento social do Papa Francisco. Prometemos, para breve, um segundo volume que reflicta sobre os seus textos mais recentes: a Encíclica Laudato si’ e a Exortação Apostólica Amoris lætitia.
Ficha Técnica
Título: O pensamento social do Papa Francisco
Autor: JM Pereira de Almeida (Org.)
Formato: 15 cm x 23 cm
Páginas: 310
Editora: Cáritas Portuguesa
ISBN: 9789729008429