Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação. Ao navegar estará a consentir a sua utilização. Saiba mais

Cáritas Portuguesa

O pensamento social do Papa Francisco ( vol.II)

JM Pereira de Almeida (Org.)



Indisponível


Por 15.00 €

Deixe o seu email e será contactado quando o artigo estiver disponível

O primeiro volume do Pensamento Social do Papa Francisco, publicado no ano passado, recolhe, entre outras, as intervenções do XXIX Encontro da Pastoral Social que teve por tema “A dimensão social do anúncio do Evangelho. Desafios do Papa Francisco”.
Este segundo volume segue a par e passo os três dias do XXX Encontro da Pastoral Social: “A Laudato si’ no Ano da Misericórdia”, as suas conferências e os painéis de discussão.
O primeiro texto é do Senhor Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. Embora não tenha podido participar nos trabalhos de Setembro de 2016 em Fátima, enviou-nos em tempo oportuno o vídeo apresentado no Encontro, logo após as intervenções da Mesa de Abertura.
Para olhar e ver, de acordo com a Exortação Apostólica, “o que está a acontecer à nossa Casa”, contámos e contamos com a reflexão de Francisco Ferreira sobre clima, ambiente, acordos e caminhos.
O segundo passo diz respeito aos critérios para uma “ecologia integral”: dois textos no apoiam para reflectir sobre o cuidar do outro; um, na perspectiva bíblica, do prestigiado professor de várias gerações, P. Armindo Vaz; e outro do jovem P. Antonino Gomes de Sousa, na perspectiva ético-teológica, de acordo com um estudo seu, também publicado nas Edições Cáritas.
Esta perspectiva do “cuidar” é ainda apresentada num poliedro de Alice Caldeira Cabral, de Alda Couceiro e de João Wemans.
Para o último passo, sobre “educação e espiritualidade ecológicas”, contamos com Teresa Vasconcelos, Ana Escada e Margarida Alvim.
O texto conclusivo, devemo-lo ao Senhor Embaixador da Áustria, Thomas Stelzer, apoiado na sua enorme experiência pessoal na ONU: é sobre o papel das Nações Unidas na criação de sociedades sustentáveis, inclusivas, abertas e pacíficas.
Tal como no primeiro volume, gostaria de agradecer a Fernando dos Santos José, do Secretariado da Pastoral Social da CEP – Conferência Episcopal Portuguesa, a sua competência e dedicação, e a Maria Luísa Correia, da Cáritas Portuguesa, a sua paciência e profissionalismo. E, é claro, ao Director da Editora Cáritas, António Lage Raposo, bem como a Filipe Neto Lopes da Direcção da Cáritas Portuguesa, responsável por esta área.
Estou certo de que este conjunto de estudos realizados por autores com formações e actividades muito diversas permitirá ao leitor continuar a fazer síntese do pensamento social do Papa Francisco.
Prometemos, para breve, um terceiro volume que reflicta a Exortação Apostólica Amoris lætitia.
Ficha Técnica
Título: O pensamento social do Papa Francisco ( vol.II)
Autor: JM Pereira de Almeida (Org.)
Formato: 15 cm x 23 cm
Páginas: 310
Editora: Cáritas Portuguesa
ISBN: 9789729008511