Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação. Ao navegar estará a consentir a sua utilização. Saiba mais
Notícias

11/Jul

- D. Jorge Ortiga - Semeador da alegria e da unidade

D. Jorge Ortiga comemora, na próxima semana, vinte anos como Arcebispo de Braga. Para marcar esta importante efeméride, a PAULUS Editora e a Arquidiocese de Braga apresentam o livro D. Jorge Ortiga - Semeador da alegria e da unidade. Um livro da autoria do jornalista Ricardo Perna, que será apresentado na Sé de Braga, no dia 18 de julho, pelas 16h00. A obra, prefaciada pelo Cón. João Aguiar Campos, será apresentado por D. Nuno Almeida, bispo auxiliar da diocese bracarense. Após o evento, pelas 17h30, será celebrada Eucaristia de Ação de Graças pelos vinte anos de D. Jorge Ortiga como Arcebispo de Braga e Primaz das Espanhas.
 
D. Jorge Ortiga é o bispo há mais tempo em funções em Portugal. É uma personalidade que marcou a Igreja em Portugal nos últimos quarenta anos. A sua vida é uma feliz divina coincidência, com todos os movimentos pós-Concílio Vaticano II, sem esquecer a dura realidade da luta pela liberdade no 25 de Abril, e principalmente nos anos que se seguiram à Revolução dos Cravos. Tem sido arquiteto de uma vida em Igreja em busca da unidade, contra a uniformidade. Apesar dos seus setenta e cinco anos, e de já ter entregado a renúncia ao Papa Francisco, são os seus colaboradores diretos que, mesmo sendo mais novos, falam do seu ritmo acelerado de trabalho, que não lhes deixa tempo para respirar. A sua visão da Igreja e da fé está em constante mutação, na procura daquilo que melhor serve a Deus. Ao mesmo tempo, consegue manter uma relação próxima e íntima com a sua irmã e sobrinhos, aproveitando o tempo em família para desocupar a cabeça e descansar.