Notícias

16/Dez

- Tributo à Comunidade Vida e Paz apresentado em Lisboa

A PAULUS Livraria de Lisboa recebeu esta quinta-feira a apresentação do livro Os caminhos de Mariana, um tributo à Comunidade Vida e Paz, escrito por António Lopes Marcelo.
 
José Souto Moura, juiz conselheiro do Supremo Tribunal de Justiça, apresentou uma obra que coloca à disposição dos leitores um «livro que tem um fundo novelesco, mas que não é um romance». Que «mostra a formação da Comunidade Vida e Paz, mas que não é um relato histórico». Uma obra que dá «achegas sobre como lidar com os sem-abrigo, como recuperá-los para a vida, mas que não é um manual, nem um conjunto de instruções para agir». «O que é então este livro?» José Souto Moura explica:
«Este livro é estas três coisas ao mesmo tempo. Vemos aqui o testemunho pessoal de quem durante anos deu e continua a dar muito de si aos sem-abrigo. E sobretudo acredita, tem esperança, olha para o futuro.»
 
O autor, António Lopes Marcelo, referiu que «os sem-abrigo o moveram de uma forma especial, extraordinária, como nunca pensei que acontecesse». Numa apresentação emotiva, António Lopes Marcelo, disse que «os sem-abrigo são e continuam a ser os mais desprotegidos do nosso país. Eles acabam por não ter absolutamente nada.» O autor, agradecendo a todos os presentes terminou com um desejo: «Que o livro se espalhe para bem do Ser.»
 
Os direitos de autor desta obra foram cedidos à Comunidade Vida e Paz.


«Caminhos de Mariana»