Notícias

11/Set

- Os místicos continuam a ser atuais

Foi apresentado esta quinta-feira o livro "Plenitude Humana em Santa Teresa".
A obra é o resultado da tese de mestrado de Anabela Rodrigues, e pretende ser um guia de compreensão para a vida quotidiana de Santa Teresa de Ávila. 

Paulo Paiva, em representação da PAULUS Editora, congratulou a autora pela obra e agradeceu «a confiança de Anabela Rodrigues na editora», afirmando que «Santa Teresa foi uma mística da Igreja que julgamos ser necessário que todos conheçam».

A apresentação do livro esteva ao cuidado do Pe. Jeremias Vechina, padre carmelita especialista em Santa Teresa. O sacerdote elogiou a obra e o facto de a autora ter partido da análise das suas cartas. «O expoente máximo da mística cristã chegou à plenitude humana pela experiência mística da humanidade de Jesus». Santa Teresa de Jesus viveu nesta terra, mas a sua vida ganhou total sentido apenas depois de encontrar o Jesus humano, defendeu o Pe. Jeremias. 

Anabela Rodrigues defendeu que «a experiência mística de Santa Teresa de Jesus não é uma fuga da realidade, pois Teresa conhecia bem a realidade do seu tempo, e viveu a sua experiência a partir de uma interioridade discreta». A autora teminou a apresentação defendendo a importância dos «místicos» na sociedade de hoje. «Os místicos continuam a ser atuais, e neste mundo de hoje deve olhar-se para a experiência de Teresa e perceber que nada se pode viver sem a experiência de Deus».

Conheça esta obra em http://paulus.pt/plenitude-humana-em-santa-teresa​


Apresentação "Plenitude Humana em Santa Teresa"