Notícias

09/Dez

- Paulistas em Portugal têm mais um sacerdote

O Pe. Fredy Moreno foi ordenado presbítero esta quinta-feira, 8 de Dezembro, Solenidade da Imaculada Conceição, na Igreja de Santa Maria de Belém, Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa.

Na cerimónia, presidida pelo Cardeal-Patriarca, D. Manuel Clemente – e que coincidiu com o encerramento do Sínodo diocesano, por ocasião dos 300 anos do título de Patriarcado de Lisboa – foram também ordenados cinco diáconos.
Na sua homilia, o Cardeal-Patriarca sublinhou como a «Imaculada Conceição foi, em Maria, a preparação pessoal para a incarnação de Cristo: Nova Terra para o Homem Novo. Desde o Batismo, caríssimos ordinandos, o mesmo Espírito que a guardou a Ela de todo o contágio do mal, trabalhou também em cada um de vós para serdes sacramento da presença diaconal ou sacerdotal de Cristo. Mantende os olhos na Imaculada, para serdes inteiramente límpidos de coração e gesto, na graça de Cristo de que sereis instrumentos.»

Depois da celebração seguiu-se um jantar convívio, na Comunidade de Apelação, onde os Paulistas, os pais do Pe. Fredy e o P. Danilo vindos da Colômbia, membros da Família Paulista, amigos e benfeitores festejaram a alegria de ter mais um sacerdote paulista ao serviço da Evangelho.

Na mensagem que o Superior-geral, Pe. Valdir José de Castro, enviou ao novo sacerdote foi possível escutar o desafio a que ele agora é chamado: «“Eis o sacerdote que prega não apenas no púlpito ou no confessionário, mas com a película e a imprensa”; hoje podemos acrescentar também na web, com as novas linguagens digitais em toda a comunicação, de todas as formas. Com esta consciência, que o teu sacerdócio seja como o de São Paulo, totalmente dedicado à evangelização, vivido em comunhão com o Senhor e a humanidade».

Veja a galeria fotográfica aqui:
 Ordenação Fredy Moreno  



O vídeo da celebração: