Notícias

27/Jun

- Paulistas em festa com novo sacerdote

A Sociedade São Paulo em Portugal viveu uma grande festa este domingo com a ordenação de um novo sacerdote da congregação. José André Ferreira foi ordenado presbítero na Igreja de Santa Maria de Belém, Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, juntamente com mais sete sacerdotes da diocese.

Presidiu às ordenações D. Manuel Clemente, Cardeal-Patriarca de Lisboa, que na homilia destacou que «na vida de um padre não há lugar para recortes ou demoras, no coração ou na agenda». D. Manuel Clemente exortou os novos sacerdotes a que «pelo modo definitivo de viver, pela decisão sem retorno que tomais, pela misericórdia a preencher-vos os dias, anunciareis a vinda de Cristo à Jerusalém do mundo, a Páscoa de Cristo a quantos a esperam, o Reino de Deus finalmente aqui». Lembrou o Cardeal-Patriarca que este é o «único programa» da Igreja: «Anunciar a vinda de Jesus a cada pessoa e família, a cada dimensão da vida social ou cultural. Fazê-lo como sempre importa, empolgados pelo “sonho missionário de chegar a todos”, na variedade quantitativa e qualitativa das atuais circunstâncias.»

José André dos Santos Ferreira tem 29 anos e é natural da paróquia de São Pedro de Avelãs de Cima, arciprestado de Anadia, diocese de Aveiro. Foi batizado a 22 de fevereiro de 1987 e crismado a 14 de novembro de 2004. Entrou na Sociedade São Paulo como aspirante à vida religiosa a 8 de setembro de 2005 e iniciou o noviciado a 6 de janeiro de 2010, em Medellin, Colômbia. Professou os primeiros votos a 9 de janeiro de 2011, na Igreja de São Tiago de Camarate, e emitiu os votos perpétuos a 8 de dezembro de 2014, na capela da Sociedade São Paulo dedicada a Jesus Mestre, na Apelação. Foi ordenado diácono na Igreja de Santa Maria de Belém, Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, por D. Manuel Clemente, a 29 de novembro de 2015.

Frequentou o mestrado integrado em Teologia na Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, tendo concluído o curso com a dissertação A celebração eucarística como lugar privilegiado da comunicação de Deus.

O Pe. José Carlos Nunes, superior regional dos Paulistas em Portugal, manifestou uma grande alegria por esta ordenação, um acontecimento que é uma festa para a Sociedade São Paulo, para a Família Paulista, mas também para toda a Igreja. «A vocação é sempre um dom de Deus» e a ordenação de um paulista «quer dizer que há jovens que continuam a ficar fascinados pelo carisma paulista e a quererem dedicar a vida ao anúncio do Evangelho na comunicação e com a comunicação», referiu o Pe. José Carlos Nunes.

Fotogaleria:
Ordenação José André Ferreira

Veja o vídeo da celebração aqui: