Notícias

06/Abr

- Paulistas de Portugal em Formação e Assembleia Extraordinária

Os Paulistas em Portugal estiveram reunidos, durante a Semana Santa, para um encontro de Formação Permanente e para a Assembleia Regional Extraordinária.

De 1 a 3 de abril de 2015, na Apelação, teve lugar o Encontro de Formação Permanente com o objetivo de fazer uma leitura e atualização dos conteúdos sobre a Pastoral Vocacional e a Formação Paulista que o seminário internacional, organizado pela congregação, em 2008, tratou. O Pe. Salvador Armas, secretário executivo do CIDEP, orientou este curso com uma metodologia e conteúdos definidos pelos participantes como «proveitosos e capazes de nos lançarem para novos projetos com novas ideias».

No dia 4 de abril, sempre na Apelação, os Paulistas celebraram a XV Assembleia Regional Extraordinária, para eleger um novo conselheiro regional. O Pe. António Nunes Duarte vem substituir o Ir. Darlei Zanon, recentemente eleito conselheiro-geral. No decorrer dos trabalhos da Assembleia, o superior regional, Pe. José Carlos Nunes, fez a apresentação do Documento Final do X Capítulo-Geral da Sociedade São Paulo celebrado em Roma, de 25 de janeiro a 14 de fevereiro. Uma exposição que se traduziu numa excelente sessão de formação permanente. Nela, o superior regional sublinhou e explicou os objetivos que os Paulistas são chamados a realizar, para serem evangelizadores, como o Apóstolo Paulo, na cultura da comunicação, no cumprimento das respetivas prioridades e linhas operativas apontadas pelo Capítulo-Geral: Apostolado, Vida Comunitária-Espiritualidade, Formação, Pobreza-Serviço de Autoridade, Família Paulista. São estes os caminhos a trilhar pelos Paulistas para cumprirem o dever vinculativo do carisma paulista de comunicar o Evangelho de Jesus Cristo, no espírito do Apóstolo Paulo e sob a proteção da Rainha dos Apóstolos.

No final do encontro, os padres José Carlos Nunes, Rui Tereso e o Ir. Carlos Cruz informaram a Assembleia sobre os desenvolvimentos da nossa presença institucional e os bons resultados da Livraria Católica PAULUS. Destacaram a existência da associação de fiéis Fachos Ardentes Paulistas (cerca de 800 jovens em quatro dioceses) que já se orientam pelo carisma paulista e desejam a nossa colaboração. Sublinhou-se ainda o contentamento do bispo de Benguela e de toda a diocese com a presença e o apostolado dos Paulistas naquela região. «Uma bênção para todos nós», consideram, exultantes, os habitantes das regiões centro e sul de Angola.