Notícias

11/Jul

- Papa Francisco: «A Bíblia é um livro perigoso»

A BÍBLIA JOVEM YOUCAT já se encontra disponível no mercado português.

A mais recente novidade da coleção YOUCAT é uma coletânea dos trechos bíblicos mais significativos que ajudam os jovens a inspirarem-se na Palavra de Deus.

O Papa Francisco, no prefácio do livro, lembra aos jovens que «têm nas mãos algo de divino: um livro como fogo, um livro no qual Deus fala». Por isso, «a Bíblia não é feita para ser colocada numa prateleira, mas para ser levada na mão, para ser lida frequentemente», desafia o Santo Padre.

A obra foi preparada durante três anos por uma equipa de biblistas, doutores em Sagradas Escrituras, membros da Comissão Teológica Internacional da Santa Sé e professores do Pontifício Instituto Bíblico de Roma.
Cada livro bíblico é precedido por uma breve introdução, contextualizando o texto. Nas margens das páginas, o leitor pode encontrar frases de grandes santos e pensadores da Humanidade, que atuam como chaves de leitura do capítulo bíblico correspondente.

À semelhança de toda a coleção YOUCAT, a BÍBLIA JOVEM YOUCAT está totalmente ilustrada, com uma imagem leve e atual. Inclui imagens da Terra Santa, fotos de algumas das paisagens bíblicas, indicações para o Catecismo da Igreja Católica e YOUCAT, as perguntas dos jovens e, claro, os famosos bonequinhos stickman!

No prefácio, o Papa Francisco confidencia-nos como lê a sua “velha Bíblia”, diz que «a Palavra de Deus não pode ser lida com “uma vista de olhos”» e dá várias sugestões aos jovens em como usá-la. O Santo Padre lembra aos jovens que «a Bíblia é um livro extremamente perigoso», e que «em certos países quem possui uma Bíblia é tratado como se escondesse granadas no armário».

Francisco termina o prefácio incentivando os jovens: «Querem fazer-me feliz? Leiam a Bíblia!»

A BÍBLIA JOVEM YOUCAT está disponível em todas as livrarias nacionais e online em www.paulus.pt.