Notícias

26/Jul

- Papa desafia jovens a serem Doutrina Social em ação

É apresentado esta terça-feira, nas Jornadas Mundiais da Juventude, na Polónia, o DOCAT, o mais recente título da coleção YOUCAT. À semelhança dos títulos anteriores, a PAULUS Editora é a distribuidora oficial para a língua portuguesa deste novo volume que aborda a Doutrina Social da Igreja numa linguagem jovem, acessível e dinâmica.

O Papa Francisco diz no prefácio que «com a força do Evangelho, podemos mudar realmente o mundo». O sonho do Papa é que esta mudança aconteça pelas mãos dos jovens. «Eu espero que um milhão de jovens, mais ainda, que uma geração inteira seja, para os seus contemporâneos, uma doutrina social em movimento», diz o Santo Padre. Para Francisco, «o mundo só mudará quando homens com Jesus se entregarem por ele, com Ele forem para as periferias e para o meio da miséria». O Papa Francisco desafia todos os jovens a irem para a política e a lutar pela justiça e pela dignidade humana, sobretudo dos mais pobres. «Um cristão que não seja revolucionário neste tempo, não é cristão», diz o Santo Padre.

O DOCAT é uma tradução popular da Doutrina Social da Igreja Católica, tal como foi desenvolvida em importantes documentos desde Leão XIII. São especialmente os jovens que se devem sentir interpelados para lerem os grandes documentos da Igreja no seu texto original e orientarem a sua ação segundo as máximas da verdade, da justiça e do amor.

O DOCAT estará disponível em mais de 30 línguas e conta também com uma APP que transmite a Doutrina Social da Igreja de uma forma divertida. O Papa Francisco vai oferecer o DOCAT a todos os peregrinos da Jornada Mundial da Juventude. Um gesto que é o ponto de partida para uma campanha juvenil à escala global: «Faz parte do sonho do Papa.»

Um sonho em que os jovens serão a Doutrina Social em ação. «Ponde-vos, portanto, vós mesmos em movimento. Se muitos colaborarem nesta ação comum, então as coisas irão melhorar neste mundo e os homens poderão sentir que o Espírito de Deus age através de vós», desafia o Santo Padre.

A edição portuguesa do DOCAT estará disponível a partir de setembro em www.paulus.pt, nas PAULUS Livrarias e nas melhores livrarias nacionais.