Notícias

24/Jul

- ​Museus da Igreja: que missão?

Foi apresentado esta quinta-feira o livro Museus da Igreja – Missão pastoral e cultural. A sacristia da Igreja de Santa Catarina em Lisboa acolheu este evento que juntou cerca de uma centena de pessoas, entre as quais D. José Traquina, bispo auxilar do Patriarcado de Lisboa.

O livro, de autoria de André das Neves Afonso, parte de um estudo de caso do património do Patriarcado de Lisboa, para perceber de que forma se pode organizar a rede museológica e o património de uma diocese no sentido de o colocar verdadeiramente ao serviço dos fiéis e da evangelização. A obra agora apresentada é a face mais visível da dissertação de mestrado em Museologia e Museografia do autor, uma iniciativa muito elogiada pelo prefaciador, José António Falcão, historiador de arte e diretor do departamento do Património Histórico e Artístico da Diocese de Beja. «Esta obra é uma lufada de ar fresco neste ambiente por vezes bafiento que diz respeito à museologia eclesiástica», afirmou.

A apresentação da obra esteve ao cuidado de Fernando António Baptista Pereira, historiador de arte e diretor do Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes, que referiu que, para além de todo o contéudo teórico, a inovação surge na proposta de aplicação prática desta obra. «O André não se limita a teorizar o que se pretende dos museus da Igreja, mas antes apresenta soluções e exemplifica na prática como é que esses museus podem ser mais bem geridos, numa rede que partilha recursos e faz monitorização da realidade museológica». O professor Fernando António Baptista Pereira reforçou a importância desta obra para todos os que trabalham ou se interessam por esta área da museologia, e elogiou a «abertura de espírito» da PAULUS Editora, cuja «missão pastoral fica mais enriquecida com esta obra».

O livro Museus da Igreja – Missão pastoral e cultural, pode ser encontrado em todas as livrarias e também online em http://paulus.pt/museus-da-igreja.


Lançamento da obra "Museus da Igreja"