Notícias

08/Fev

- Ir. Darlei Zanon eleito Conselheiro Geral

Foi eleito este sábado o Ir. Darlei Zanon como conselheiro geral da Sociedade São Paulo. O religioso Paulista participa como delegado no X Capítulo Geral da congregação, que acontece em Roma onde representa a região portuguesa com o Pe. José Carlos Nunes, Superior Regional dos Paulistas em Portugal. O Ir. Darlei Zanon foi o 6º a ser eleito e é o mais jovem dos seis conselheiros, com apenas 36 anos de idade.

O religioso de origem brasileira fez a sua profissão perpétua em 2007 e está em Portugal desde 2008. Atualmente desempenhava a função de diretor editorial da PAULUS Editora, bem como de conselheiro regional e secretário da Sociedade São Paulo em Portugal. É formado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, em Teologia pela Faculdade Jesuíta de Belo Horizonte e recebeu o título de Mestre em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação pelo ISCTE-IUL.

Para o Ir. Darlei Zanon esta eleição foi acolhida com surpresa. «Não contava que escolhessem alguém tão jovem. Os outros conselheiros têm mais de 60 anos e normalmente é isso que se espera, alguém com mais experiência.» O religioso Paulista não tem ideia do motivo da escolha, mas pensa «que terá sido para ter um testemunho mais jovem no governo geral e para animar os mais novos da congregação, para que se possam rever em algum dos conselheiros.»

Para o Ir. Darlei Zanon este é um grande desafio que encara com confiança. «É bom sentir a confiança da congregação. E sentir que depositam esperança de que vou fazer um bom trabalho a nível mundial.» Mesmo sem esquecer que esta não é uma tarefa fácil e que «há sempre problemas muito delicados para resolver», refere o religioso Paulista.

O Capítulo já tinha eleito o Pe. Valdir José de Castro como superior geral para liderar a congregação. O sacerdote brasileiro é o 7º superior geral sucessor do fundador Beato Alberione e o primeiro não italiano a ser escolhido para o cargo. Alguém que o Ir. Darlei conhece uma vez que foi o seu mestre de noviciado e superior da sua primeira comunidade em Caxias do Sul, no Brasil.

O novo governo geral da congregação é composto pelo superior geral e pelos seis conselheiros. A eles cabe a responsabilidade de conduzir a Sociedade São Paulo durante os próximos seis anos.

O X Capítulo Geral dos Paulistas realiza-se até ao próximo dia 15 de fevereiro, com o tema «Tudo faço pelo Evangelho (1Cor 9,23). Paulistas, evangelizadores-comunicadores. Em Cristo novos apóstolos para a humanidade». Agora que as votações terminaram, serão decididas as linhas programáticas da congregação para os próximos anos. A congregação conta com 961 membros em todo o mundo, entre sacerdotes e religiosos, em 40 países de todos os continentes com 113 comunidades e em 2014 celebraram o centenário da sua fundação.