Notícias

07/Mar

- «Imagens da Fé»: obras de um teólogo que pinta

A Igreja de Alfornelos (Amadora) recebeu este domingo a apresentação da obra Imagens da Fé, de D. João Marcos, bispo coadjutor de Beja. Cerca de 400 pessoas marcaram presença neste evento, que contou com a presença de D. Nuno Brás, bispo auxiliar de Lisboa.

Na sua intervenção, D. Nuno Brás elogiou o trabalho de D. João Marcos e lembrou que ele gostava de se apresentar como um «teólogo que pinta». «A pintura ajuda a comunidade a ser, a celebrar aquilo que ela é, corpo de Cristo. Estas obras dão ao trabalho do D. João esta dimensão pastoral. Não tenhamos dúvidas de que a obra é de um teólogo que pinta, mas também de um pastor que conduz o povo de Deus», destacou. Na opinião do bispo auxiliar de Lisboa, toda a Igreja portuguesa deve estar grata a D. João Marcos e não apenas as comunidades onde há obras suas, uma vez que estas «rompem com os limites de uma simples arte religiosa, que era aquela que em grande parte estávamos “quase condenados”». D. Nuno Brás destacou que «o senhor D. João mostra que é possível fazer arte sacra hoje no Portugal contemporâneo».

D. João Marcos apresentou de seguida uma catequese a partir da imagem presente na Igreja de Alfornelos, onde decorreu esta apresentação. O retábulo desta igreja apresenta a Páscoa do Senhor, «que é a fonte do cristianismo e a fonte da vida cristã». Passo a passo, o autor apresentou a sua obra, que nos convida «a sentar à mesa do cenáculo e a permanecer junto da cruz no calvário». «A Páscoa de Jesus, a sua passagem deste mundo para o Pai, é também a Páscoa dos cristãos, Cristo é a nossa Páscoa», recordou D. João Marcos enquanto percorria cada uma das imagens que compõem o enorme retábulo colocado por trás do altar da igreja.

O encontro terminou com a oração de Vésperas presidida por D. João Marcos e uma longa sessão de autógrafos por parte do autor.

O livro Imagens da Fé recolhe algumas das principais pinturas da autoria de D. João Marcos. Com prefácio de D. Manuel Clemente, Cardeal-Patriarca de Lisboa, a obra contém, para além das pinturas, um comentário artístico e teológico escrito pelo próprio autor. O livro agora apresentado pode ser encontrado em todas as livrarias e em www.paulus.pt.

«Imagens da Fé», de D. João Marcos