Notícias

20/Mai

- Faleceu D. Eurico Dias Nogueira

Faleceu, ontem, segunda-feira, D. Eurico Dias Nogueira, aos 91 anos de idade. O funeral do prelado, que foi arcebispo primaz de Braga entre 1977 e 1999, vai realizar-se na quarta-feira, às 15h30.O corpo de D. Eurico Dias Nogueira estará a partir de hoje, terça-feira, na Sé de Braga, onde será rezada a oração de Laudes às 10h00 e às 17h30 vai ser celebrada uma missa.

D. Eurico Dias Nogueira nasceu em Dornelas do Zêzere, Diocese de Coimbra, na qual foi ordenado padre e bispo, após ter sido nomeado para a diocese moçambicana de Vila Cabral, em 1964, o que lhe permitiu participar no Concílio Vaticano II. Oito anos depois, D. Eurico Dias Nogueira seria transferido para a Diocese de Sá da Bandeira, em Angola, voltando a Portugal em 1977, sendo nomeado arcebispo primaz de Braga, cargo que ocupou até 1999.

em declarações à Rádio Renascença o arcebispo de Braga refere que o Concílio Vaticano II (1962-1965) foi um dos acontecimentos da vida da Igreja que marcou a vida de D. Eurico Dias Nogueira. «Podemos considerá-lo como alguém que nos alerta para essa dimensão que a Igreja terá de continuar a acolher como uma mensagem para os dias de hoje, procurando uma Igreja que está no mundo, fazendo suas as alegrias e tristezas dos homens, para que os homens possam fazer uma experiência de libertação dessas mesmas experiências que vão fazendo no encontro com Cristo e no encontro fraterno dos homens». 

Por ocasião dos 50 anos do Concílio Vaticano II a PAULUS Editora teve o prazar de convidar D. Eurico Dias Nogueira a escrever um dos testemunhos que constam no livro «Vaticano II, 50 anos, 50 olhares», texto esse que partilhamos hoje com todos os que nos leem como forma de o homenagear.  

Pode ler o texto de D. Eurico Dias Nogueira aqui.