Notícias

29/Fev

- «Encarnação e imagem» apresentado em Roma

A “Cidade eterna” foi o palco do mais recente lançamento da PAULUS Editora. Na sexta-feira, dia 26 de fevereiro, o livro Encarnação e imagem, de Isabel Alçada Cardoso, foi apresentado a um significativo grupo de imigrantes de língua portuguesa, provenientes de vários países, que vivem em Roma. Entre os presentes estavam ainda diversos italianos amigos da autora, doutoranda do Instituto Patrístico Antonianum.

O professor e presidente emérito do instituto, Pe. Angelo Di Bernardino, na sua apresentação, ressaltou a dimensão patrística da obra de Isabel Cardoso, fundamentada num estudo sobre São João Damasceno. D. Carlos Azevedo, membro do Pontifício Conselho da Cultura, sublinhou ainda a atualidade da obra e a sua grande qualidade estilística, metodológica e técnica. Dois discursos que se complementaram na perfeição, dando aos presentes um belo panorama do livro que aborda a questão do culto das imagens no Cristianismo, especialmente no primeiro milénio, e como São João Damasceno defendeu e justificou o culto às imagens combatendo os chamados «iconoclastas».

O Ir. Darlei Zanon, representante da PAULUS Editora no evento, contextualizou a obra no conjunto da coleção «Teologia Portuguesa», que procura valorizar e divulgar a produção teológica nacional. Uma coleção recente mas que já conta com a presença dos principais teólogos do nosso país.

O evento recebeu o apoio da Embaixada de Portugal junto à Santa Sé e do Istituto Portoghese di Sant’Antonio in Roma, tendo decorrido a apresentação na sede do instituto, ao lado da Igreja de Santo António dos Portugueses.

«Encarnação e imagem» em Roma
(Fotos de: Gianni Proietti – IPSAR)