Notícias

21/Dez

- ​D. João Lavrador apresentou o seu novo livro em Ponta Delgada

O bispo coadjutor de Angra apresentou esta sexta-feira o seu novo livro A Igreja em diálogo com o Mundo, na Igreja do Colégio dos Jesuítas, em Ponta Delgada, na ilha de São Miguel.

D. João Lavrador lembrou que a fé cristã está no meio da sociedade para dialogar com ela “e ninguém deve ter vergonha de o fazer”. «Nós não somos vítimas passivas de uma cultura; o Evangelho tem a capacidade de produzir cultura e transforma-la” alerta o prelado afirmando que “no momento em que tenho a capacidade de testemunhar o Evangelho estou a intervir porque estou a dar uma visão da vida que permite o encontro com o outro; a capacidade de me dar ao outro… isto é cultura».

A cerimónia de lançamento do livro A Igreja em diálogo com o Mundo foi presidida pelo Bispo de Angra. D.António de Sousa Braga agradeceu, uma vez mais, a disponibilidade de D. João Lavrador e sublinhou uma ideia transversal ao livro e que é a da necessidade da inculturação da fé. «Uma fé inculturada é a que resulta da nossa realidade cultural envolvente; aquela que é vivida e experimentada, para que possa ser transmitida».

Embora ausente desta cerimónia o Diretor Editorial da PAULUS Editora fez-se representar pela gerente da loja de Ponta Delgada, Manuela Ponte, que leu uma mensagem do Pe. José Carlos Nunes, que explicou que este livro «surge de um diálogo digital», que se «concretizou num curto espaço de tempo, devido à rapidez com que toda a gente respondeu a este desafio». «Há muito tempo que acompanhava os artigos de D. João Lavrador no jornal da diocese do Porto A Voz Portucalense e o carácter atual, profundo e interpelativo da sua escrita despertou em mim este desejo de os partilhar com mais pessoas porque sendo textos publicados na imprensa são intemporais e muito importantes para quem deseja compreender o papel da igreja no mundo de hoje, que coloca tantos desafios à nossa fé» destacou o Pe. José Carlos Nunes.

A cerimónia contou, ainda, com um momento musical com dois elementos do Conservatório Regional de Ponta Delgada.