Notícias

31/Mai

- «Contra a Eutanásia» relança Multinova

É apresentado este domingo, dia 5 de junho, pelas 18h00, na Feira do Livro de Lisboa, o livro Contra a Eutanásia. Escrito por Lucien Israël, um grande médico, leigo e não-crente, esta obra marca o renascer da Multinova como editora ao serviço da sociedade e da cultura.

O Pe. José Carlos Nunes, presidente do Conselho de Administração da Multinova – Editores e Livreiros, refere que este livro quer «relançar a marca Multinova enquanto editora», uma vez que esta não editava nenhum livro há mais de uma década. «O enfoque da Multinova será a atualidade, de modo a ajudar os cidadãos a aprofundar as temáticas que fazem parte do dia-a-dia e que nem sempre são esclarecidas de modo adequado através dos meios de comunicação», refere. Por este motivo, a Multinova «continuará a abordar temas sociais e pedagógicos pertinentes para a sociedade portuguesa».

Num momento em que a eutanásia está no centro de um áspero debate, a Multinova apresenta o livro Contra a Eutanásia. Nele, Lucien Israël, um homem de ciência, um leigo, um não-crente, convida-nos a refletir, quaisquer que sejam as nossas convicções e também à custa de pôr em dúvida as opiniões mais acreditadas. Para o autor, a eutanásia não é nem um gesto de humanidade nem um ato de compaixão, mas um projeto que põe em discussão a profissão médica e, mais em geral, a ligação simbólica entre as gerações.

O prefácio é do Dr. Luís Paulino Pereira, médico de Medicina Familiar, colaborador assíduo do jornal SOL e de outros meios de comunicação social. É uma voz com autoridade nesta temática não só pela prática médica que tem mas também pelo acompanhamento e reflexão sobre temas ligados à Medicina e à Bioética. Para o autor do prefácio, Lucien Israël faz reflexões pertinentes, levanta problemas e apresenta soluções sugerindo caminhos que nem todos querem seguir. Para o Dr. Luís Paulino Pereira, este é um livro que não se destina apenas aos médicos ou enfermeiros, mas que é acessível a todos e «que todos deveriam ler e meditar».

A PAULUS Editora é desde outubro de 2015, a sócia maioritária da Multinova – Editores e Livreiros, assumindo também o Conselho de Administração. Para o Pe. José Carlos Nunes, «a Feira do Livro de Lisboa é o local propício para a apresentação deste tema, uma vez que este é um espaço por natureza plural e cultural». Para além disso, faz todo o sentido que o renascer uma editora conhecida por todo o mundo livreiro aconteça num local que congrega tantas editoras como é a Feira do Livro de Lisboa.