Notícias

15/Mar

- «Com Maria» apresentado na Sé de Lisboa

A Sé Patriarcal de Lisboa encheu, no passado domingo, para a apresentação do livro com CD Com Maria. Uma iniciativa editorial que pretende «marcar o início das comemorações de centenário das Aparições de Fátima para a PAULUS Editora», referiu o Pe. José Carlos Nunes, diretor editorial.
 
O Cón. Luís Manuel Pereira da Silva, pároco da Sé Patriarcal de Lisboa, apresentou a obra e destacou que «este CD torna-se um testemunho e uma interpelação». «Conheço a mensagem? Aprofundei-a, ou fiquei por uma visão infantil, bem-intencionada, mas que não cresceu como nós crescemos? É uma interpelação ao cumprimento da Mensagem de Fátima», referiu o sacerdote. Para o responsável pelo Departamento da Liturgia do Patriarcado de Lisboa este é um CD que não pode ser descolado da leitura dos cânticos que vêm no livro. «Cada um leia o texto antes de ouvir os cânticos, porque saboreamos melhor, porque não ficamos pela dimensão estética, mas acrescentamos a dimensão orante. Este CD leva-nos à contemplação, ao maravilhamento, porque vemos nele desfiar a Obra de Criação que Deus fez ao longo da história e que teve o seu ponto culminante no seu Filho Jesus», afirmou o Cón. Luís Manuel Pereira da Silva.
 
O arranjo das músicas ficou a cargo do Pe. Cartageno, um sacerdote com muita experiência nesta área. «O filósofo Hans Urs von Balthasar afirmou que Deus deu-nos dois pilares para nos mantermos fiéis ao Evangelho: Pedro, o Papa, e Maria. Se perdemos um ou os dois, não podemos manter-nos no caminho da fidelidade. Este CD, gravado pelos nossos dois coros, Coro do Carmo de Beja e Coro da Catedral de Lisboa, a propósito da visita do Papa Francisco, contempla os dois pilares de que fala Hans Urs von Balthasar, e que sustentam a nossa fidelidade ao Evangelho de Cristo», disse.
 
O maestro Luís Filipe, do Coro da Sé Patriarcal de Lisboa, afirmou que «esta oba encarna e traduz a exortação do Papa Francisco em ajudar o povo de Deus a percecionar com todos os sentidos, físicos e espirituais, o mistério de Deus. A Mensagem de Fátima não fica presa a uma época passada, mas projeta dinamismo para o presente, abrindo horizontes de fé para o futuro»..
 
Presentes na apresentação estiveram o médico Luís Paulino, autor das letras que dão vida ao hino Com Maria e a “Francisco”, escrito em homenagem ao Santo Padre, e Rosa Amaral, que pintou as aguarelas que acompanham a obra.
 
No final, os coros presentearam os presentes com alguns dos cânticos que serão possíveis encontrar no CD, incluindo o tema “Francisco”, que foi ali apresentado em público pela primeira vez.

Com Maria pode ser encontrado em todas as livrarias em online em www.paulus.pt

Veja aqui as fotos do evento:

«Com Maria»