Notícias

25/Mai

- Cardeal-Patriarca apresenta livro

O dia da da Igreja Diocesana de Lisboa é o palco da apresentação do novo livro da PAULUS Editora, SER IGREJA, SER NA IGREJA - Do ser comunhão ao agir vocacional.

O autor, José Miguel Barata Pereira, é reitor do Seminário dos Olivais, em Lisboa e apresenta neste livro uma reflexão sobre os diferentes estados de vida na Igreja em perspetiva vocacional. Um trabalho que parte do «entendimento da Igreja como comunhão do Povo de Deus, chamada a refletir e a oferecer a comunhão do próprio Deus aos homens, na qual cada um encontra o seu lugar participado, a sua identidade e missão.»

O desejo do autor é que o presente trabalho possa vir a auxiliar a compreensão dos fiéis e a ação pastoral das comunidades quanto à significação do ser e do agir dos diferentes estados eclesiais e vocações no Corpo da Igreja, e ao caminho de discernimento vocacional dos jovens em chave de verdadeira resposta de aceitação do lugar que Deus preparou para aqueles que Ele ama.

A apresentação da obra está a cargo de D. Manuel Clemente, Cardeal-Patriarca de Lisboa e está integrada na comemoração do Dia da Igreja Diocesana, que este ano acontece no domingo dia 31 de maio. O programa do dia conta com diversas iniciativas, sendo que as palavras de D. Manuel Clemente são previstas para as 15h30. O Dia da Igreja Diocesana de Lisboa acontece nos Salesianos de Lisboa, Oficinas de S. José, na Praça de São João Bosco (junto ao cemitério dos Prazeres).