Notícias

16/Mai

- Biblioteca finalista em prémio de arquitetura

A Biblioteca São Paulo é um dos nove projetos portugueses finalistas dos prémios FAD de arquitetura 2015. Propriedade da Sociedade SÃO PAULO, a biblioteca está situada em Apelação (Loures), mais concretamente na Quinta Rainha dos Apóstolos, onde funciona a PAULUS Editora. O projeto finalista é de autoria de Patrícia Marques e J. Paulo Costa, do gabinete Site Specific e concorreu na categoria de interiores.

Segundo o júri o projeto da Biblioteca São Paulo proporcionou a «criação de um ambiente de recolhimento envolvente, simples, sereno e muito propício à leitura e estudo.» A avaliação dos jurados salienta que «a luz , os materiais escolhidos, as texturas e cores são a base da sábia intenção arquitetónica que, com sensibilidade e inteligência, interpreta as necessidades espirituais da comunidade religiosa.»

Os prémios FAD de arquitetura são considerados os mais importantes da área na Península Ibérica. Em 2015, 458 obras foram submetidas a concurso, em cinco categorias (arquitetura, interiores, cidade e paisagem, intervenções efémeras e pensamento e crítica). Destas, 37 são finalistas e nove são projetos portugueses. A lista dos finalistas dos prémios FAD de arquitetura foi tornada pública esta sexta-feira, 15 de maio. Os vencedores são conhecidos a 2 de julho, durante o FADfest, evento que acontece em Barcelona.