Notícias

24/Mar

- Beja recebeu «Imagens da Fé»

Mais de 150 pessoas estiveram esta quarta-feira no seminário diocesano de Beja para a apresentação da obra Imagens da Fé, de D. João Marcos. Um evento que contou com a presença dos padres da diocese alentejana, bem como inúmeros leigos, religiosos e seminaristas que quiseram conhecer em primeira mão este livro que reúne algumas obras do «bispo pintor». D. António Vitalino, bispo de Beja, foi o anfitrião do encontro e foi o responsável pela apresentação desta obra.

D. António Vitalino mostrou-se agradavelmente surpreendido pelo «vasto auditório», que se reuniu para este encontro e recordou, com gosto, os momentos vividos com D. João Marcos, que conheceu ainda antes deste ter sido ordenado sacerdote. O bispo de Beja, destacou que as pinturas de D. João Marcos «tiram-nos da banalidade dos nossos dias e levam-nos para realidades transcendentes». Por este motivo «mesmo quem não é cristão não deixa de se sentir interpelado». Lembrando o tempo como bispo auxiliar de Lisboa, D. António Vitalino, disse conhecer muitas das obras de D. João Marcos, mas que com este livro pôde aprofundar o significado e a mensagem por detrás de cada uma delas. Todas as imagens são catequeses que é importante aprofundar. O bispo de Beja recordou as pinturas nas igrejas antigas eram a bíblia dos pobres e dos analfabetos, mas para D. António Vitalino estas pinturas são também a bíblia dos letrados. Para isso muito contribui este livro que conjuga as imagens e as explicações teológicas e pastorais escritas pelo próprio autor.

D. João Marcos apresentou de seguida uma catequese a partir do retábulo que apresenta a Páscoa do Senhor, «que é a fonte do cristianismo e a fonte da vida cristã». Passo a passo, o autor apresentou a sua obra, que nos convida «a sentar à mesa do cenáculo e a permanecer junto da cruz no calvário». «A Páscoa de Jesus, a sua passagem deste mundo para o Pai, é também a Páscoa dos cristãos, Cristo é a nossa Páscoa», recordou D. João Marcos enquanto percorria cada uma das imagens que compõem o retábulo, uma das obras apresentadas no livro e que está colocado por trás do altar da igreja de Alfornelos, na Amadora.

O encontro terminou com a sessão de autógrafos por parte do autor. De seguida, bispos, sacerdotes e muitos outros participantes na apresentação dirigiram-se para a Sé de Beja onde decorreu a Missa Crismal, presidida por D. António Vitalino.

O livro Imagens da Fé recolhe algumas das principais pinturas da autoria de D. João Marcos. Com prefácio de D. Manuel Clemente, Cardeal-Patriarca de Lisboa, a obra contém, para além das pinturas, um comentário artístico e teológico escrito pelo próprio autor. O livro agora apresentado pode ser encontrado em todas as livrarias e em www.paulus.pt.