Notícias

15/Dez

- Apresentação do Prémio PAULUS de Edição

A Faculdade de Teologia de Braga recebeu a cerimónia de apresentação e entrega do Prémio PAULUS de edição 2014. Um encontro que contou com a presença de D. Jorge Ortiga, Arcebispo Primaz de Braga, do Pe Rui Tereso, diretor-geral da Paulus Editora, e do Professor João Duque, diretor-adjunto da Faculdade de Teologia de Braga.

Foram muitas as pessoas que se associaram ao evento, fazendo com que a sala se tornasse pequena para perto de uma centena de amigos, familiares e colegas do vencedor. Rui Manuel Gomes Sousa foi o premiado com a dissertação A Igreja é Corpo de Cristo – Para um estudo da eclesiologia paulina..Trata-se de um estudo bíblico em ordem ao conhecimento mais aprofundado da eclesiologia de São Paulo: a Igreja como corpo de Cristo.



Para o Professor João Duque, o facto deste ser um trabalho académico, não inviabiliza o poder ser lido pelo público em geral. Para o diretor-adjunto da Faculdade de Teologia de Braga este é um estudo interessante e completo sobre a Igreja enquanto corpo de Cristo. «Tem o essencial, bem organizado, escrito de forma acessível, sobre aquilo que é preciso refletir, para pensar sobre o que significa considerarmo-nos todos como Igreja enquanto corpo de Cristo e nós próprios como corpo.»

O Pe Rui Tereso salientou a qualidade da obra, mas também o facto de ser um texto acessível ao maior número de pessoas, pois esse é um dos objetivos do Prémio PAULUS de Edição. A intervenção do diretor-geral da Paulus Editora terminou com a entrega do galardão ao premiado deste ano pelas mãos de D. Jorge Ortiga.

O vencedor, Rui Manuel Gomes Sousa, tem 25 anos e foi ordenado presbítero em Julho deste ano. É natural de Macieira de Rates, Barcelos. Foi seminarista na arquidiocese de Braga, onde frequentou a Faculdade de Teologia. É Administrador Paroquial em cinco comunidades de Vila Verde e membro da Comissão Arquidiocesana para a Pastoral Litúrgica e Sacramentos.