Notícias

09/Dez

- Pe. Andrea Ciucci fala sobre Família e transmissão da Fé

A família como veículo transmissor da fé foi o tema da conferência promovida pela Paulus Editora no âmbito da comemoração dos 60 anos da revista Família Cristã.

Na introdução ao evento, o diretor-geral da Paulus Editora recordou o papel «pioneiro» da revista, que há 60 anos se pauta pela «defesa da família e dos seus valores.»

A importância do testemunho dos pais, a colaboração da família mais alargada na educação das crianças, a missão da comunidade, o testemunho das famílias cristãs foram alguns dos aspetos abordados por Andrea Ciucci, orador da conferência e membro do Conselho Pontifício para a Família.

Consciente de que as famílias cristãs praticantes poderão não ser a maioria e das dificuldades que se poderão apresentar à transmissão da fé aos mais novos, o sacerdote italiano assume-se como um «otimista» e recusa lamentações.
Perante um cenário de afastamento de muitas famílias, Ciucci entende que é possível chegar a elas. Por vários meios. «O ministério do acolhimento e da escuta, da paciência e do testemunho dá frutos inauditos e gera caminhos tantas vezes surpreendentes», afirmou, acrescentando que a eficácia da transmissão da fé por parte das famílias cristãs praticantes poderá ser um dos pilares para a aproximação das outras famílias. Por isso, acredita, a fé tem de ser levada para fora de portas. E o testemunho é o motor para a mudança. «Estou firmemente convencido de que os primeiros evangelizadores das famílias não praticantes são as famílias crentes, as suas palavras, o seu exemplo, e que tudo isso acontece muitas vezes fora dos muros da paróquia.»

O membro do Conselho Pontifício para a Família referiu ainda a força da transmissão da fé dentro do seio familiar, uma força que vem do amor e da afectividade entre os membros da família e que tem, por isso, «uma forma confiável e convincente, porque tais são as relações familiares.»

Andrea Ciucci recordou as palavras do Papa Francisco que ecoam no seu otimismo e lembrou aos cristãos presentes que têm «um grande tesouro a propor».

Questionado sobre o modo de falar sobre a família aos jovens, Andrea Ciucci reafirmou que a melhor maneira de o fazer é através do testemunho dos casais e pais cristãos, com ajuda de todos. «A comunidade deve ajudar os pais a serem eles mesmos cristãos. É na sua vida quotidiana que vai passar o anúncio do Evangelho.»

Também presente no evento esteve o pe. Rui Pedro Carvalho, director do departamento da pastoral familiar do patriarcado de Lisboa que deu graças pelos 60 anos da Família Cristã, pautados por um trabalho em prol da criação de «uma cultura cristã».