Notícias

11/Mai

- A aprendizagem da vida de família faz-se na própria família

D. Manuel Clemente apresentou, na Festa da Vida e da Família da diocese de Lisboa, dois livros do Papa Francisco sobre a família: a exortação apostólica Amoris Laetitia e A família gera o mundo, que reúne as suas catequeses sobre a família.

Mais de duas mil pessoas encheram o pavilhão da Casa do Gaiato de Lisboa, onde ouviram o cardeal-patriarca lembrar que «a aprendizagem da vida de casal e da vida de família faz-se na própria família, onde os filhos veem os pais a amar-se, a cuidar dos mais velhos. É a aprendizagem de como viver uns para os outros.»

D. Manuel Clemente, que participou no Sínodo da Família, afirmou que «a intenção do Papa foi reforçar a família para que seja escola de aprendizagem onde verdadeiramente se suba até Deus, participando da vida de Deus que é comunhão, a começar pela família. Este é que é o arco da nossa existência em família».

Após a apresentação dos livros aconteceu a Eucaristia que encerrou a Festa da Vida e da Família e que contou com a renovação dos votos dos casais que comemoram 10, 25, 50 ou mais anos de matrimónio. Na homilia, D. Manuel Clemente lembrou que a família é essencial para «combater o individualismo». E deu um exemplo: «muitas vezes, vamos a uma casa ou a um restaurante, e vemos lá várias pessoas sentadas. Mas cada uma não está lá, mas está, pelos seus dispositivos, onde quer estar. Temos de combater o individualismo. A família é uma escola de solidariedade.»

Festa da Família 2016